top of page
  • Foto do escritorVivamo Enogastronomia

Grupo ZOLA e sua horta ecológica

O projeto da horta própria começou em março de 2020. Inicialmente na propriedade própria do Grupo e hoje ampliada em um outro local também na Praia da Gamboa em Santa Catarina.


Na foto, a chef Glau Zoldan, no Engenho, como é carinhosamente chamado o local da horta, pois há muitos anos funcionava um engenho de farinha da família Pereira. E ainda hoje são mantidas as estruturas usadas no processo tão comum a cultura local.


Na primeira quinzena de maio já estavam sendo colhidos alguns produtos da horta mantida por dois funcionários do Grupo, Théo e Juan, e abastecendo os restaurantes Mamanê e Vivamo com brotos de rúcula, alface e alguns temperos.


No momento, devido ao fechamento do atendimento ao público, em função da pandemia, a produção foi mantida em um ritmo mais lento, pois não há demanda para uma maior produção. Agora os colaboradores trabalham na manutenção dos canteiros e no preparo das estruturas do local para novas atividades.


Dentre os projetos futuros da horta do Grupo Zola estão: a adequação do Engenho para a produção de mudas e banco de sementes e o cultivo de flores comestíveis, microverduras, brotos e cogumelos. Tudo pensado de acordo com as demandas dos restaurantes e a oferta de produtos cada vez mais frescos aos clientes.


Já existe uma variedade de produtos à disposição dos restaurantes vindos da horta. Dentre eles estão: Alface americana, lisa, roxa e crespa, Rúcula, Couve, Pimentas, Manjericão francês, gigante, roxo e comum, Alecrim, Alfavaca, Sálvia, Manjerona, Cebolinha, Cebollete, Tomilho, Coentro, Salsinha, Alho poró e Acelga.


Também está sendo produzido brotos de moyashi e lentilha em cultura hidropônica. E vários outros já estão em processo de crescimento como: Pepino, Beterraba, Berinjela, Repolho, Espinafre, Aipo e Abóbora. Só aguardando o momento certo para a colheita!


A produção na horta do Grupo Zola não usa defensivos químicos. Os repelentes para combater insetos e lagartas são naturais. Seguindo os padrões de produção agroflorestal com princípios de permacultura e agricultura sintrópica, tornando-se uma horta totalmente ecológica!


Em novembro os restaurantes Mamanê e Vivamo reabrem e você poderá experimentar essa delicada produção feita com amor e dedicação em cada um dos pratos.

bottom of page